O Linux é a melhor opção

Archive for dezembro 2010

Oi !
Estive algum tempo sem colocar novos posts, pelo que peço desculpa por tal ! 😦
Durante este tempo, tava a tentar arranjar colaboradores, mas ainda não apareceu nenhum ! 😦
Mas as portas estão sempre abertas, no entanto o blog segue a sua actividade normal !

Voltando ao assunto …
Resolvi colocar um post com o balanço de 2010, no domínio do software Livre, do Linux, e das suas comunidades … uma vez q 2010 tá a chegar ao fim … !
Desejo a todos um bom 2010, que seja tb melhor pro Linux e Software Livre ! 😀
Para destacar, eu vou assinalar os aspectos positivos com + e os aspectos negativos com

+ Este blog vem tido cada vez mais visitas, e atingiu um recorde em Agosto deste ano com cerca de 900 visitas num dia só !
Desde q puz o último post para angariar colaboradores, ainda não apareceu nenhum 😦
+ Finalmente foram aprovadas as Normas abertas em Portugal
http://abretesw.blogspot.com/2010/12/aprovadas-as-normas-abertas-de-software.html

+ O Android já se encontra na versão 3, e o mercado de smartphones com android não para de crescer, já está quase a chegar ao mesmo nível do iphone, em termos de quotas de mercado
http://goo.gl/Z9J71
http://goo.gl/TM8FI
http://goo.gl/2C46T

+ O Chrome está a ganhar cada vez mais adeptos, sobretudo os programadores web, tem cada vez mais extensões / addons,  está cada vez mais próximo do Firefox !
http://goo.gl/ovtOz
http://goo.gl/qyJWt

+ O Firefox, na tentativa de se aproximar do Chrome e de ganhar de novo alguns adeptos perdidos para o Chrome, lança a versão 4, e explica qual a principal razção pela qual o Firefox 3.X não foi bem sucedido
http://goo.gl/To0my
http://goo.gl/qhLSj
http://goo.gl/WT98c
http://goo.gl/aq0M4

+ Cada vez há mais jogos pra linux, e estes são bem mais rápidos do que os jogos para mac
http://goo.gl/swonD

A Oracle tende a fechar o código ! 😦

+ Surgiu um novo fork do OpenOffice, o LibreOffice open source da Document Fundation, que conta com a colaboração dos ex-empregados da sun, e mais algumas pessoas … !
http://goo.gl/stUiM
http://goo.gl/ElWwK

+ Saiu o Virtualbox 4.0 com novidades muito interessantes
http://goo.gl/bz6MP

+ Os ambientes gráticos melhoraram, e estão cada vez mais amigáveis e agradáveis !
O KDE já se encontra na sua versão 4.5.X, e há rumores da 4.6, e cada vez está mais estável e maduro
O Gnome está a dar largos passos rumo à versão 3.0
E o meego tá pronto para ser usado ! 🙂
http://goo.gl/uTstn
http://goo.gl/H9SPY
http://goo.gl/ulUv6

+ O Fedora 14 foi feito em tempo record, e é classificado de gold / medalha de ouro
http://goo.gl/Aml06

+ Várias distros estão a substituir o antigo e famoso X server pelo Wayland, que parece ser muito melhor
http://goo.gl/8cund

A Novell foi vemdida à MIcrosoft. Espero q não se sucedam mais episódios como este ! 😦
http://goo.gl/lRoQ7

O RPM Fusion tem os dias contados, e em vez disso teremos o Copr
http://www.liangsuilong.info/?p=1207

Bom, acho que está uma análise muito boa do que se passou em 2010 … muitos mais aspectos haveria por dizer, mas apenas escolhi os mais relevantes, senão nunca mais acabava ! 🙂
Se alguém quiser acrescentar mais um ponto, ou esclarecer outro … faça-o nos comentários deste post !

Anúncios

Categorias

Sondagem